Na mitologia indígena, a deusa Jaci é considerada a guardiã da noite e personificação da Lua. Ela também é responsável por proteger as plantas.
Guardiã da noite, a deusa Jaci é considerada a personificação da Lua. Ela é responsável por proteger as plantas e cuidar da noite. Jaci é conhecida como a filha de Tupã, que teria o hábito de plantar a saudade no coração dos caçadores para que eles voltassem para suas esposas e famílias.
A deusa é esposa de Guaraci, o deus Sol. Em algumas versões da mitologia tupi-guarani há uma história atrelada à Jaci que explica a criação da planta vitória régia. Segundo a lenda, Jaci se sentia solitária no céu e por isso descia à Terra para levar as indígenas para o céu e transformá-las em estrelas.
Uma delas, Naiá, desejava muito se tornar uma estrela e toda noite fugia em busca da Lua. Enquanto observava o reflexo da Lua nas águas de um lago, Naiá acabou se afogando. Jaci presenciou o acontecimento e a transformou em uma vitória régia, para viver para sempre entre a Lua e os lagos.