Ipixuna

Elevado à categoria de município em 1955, a história de Ipixuna está ligada à exploração do rio Juruá

Foto: Divulgação

A história do município de Ipixuna está intimamente ligada à exploração do rio Juruá e inicia  em meados do século XIX, com a fixação de estrangeiros no território do atual município. O significado do nome do município veio do rio Ipixuna, um dos principais afluentes do Juruá. 

Ipixuna, em língua indígena, significa água escura, denominação que lhe foi dada pelos índios Catuquinas, Curinas e Canamaus.

Em 1857, o explorador João da Cunha sobe o Juruá, até a foz do Juruá-Mirim, e em 1877, começam a correr as primeiras notícias de fixação de cearenses no rio Juruá. Em 1883, começa o povoamento de Riozinho, hoje no Centro de Ipixuna, por Arthur Marques de Menezes.

A localidade permanece assim até 1955, quando desmembrado do município de Eirunepé, é criado oficialmente o município de Ipixuna pela Lei Estadual no. 96, de 19 de dezembro de 1955.

A localidade permanece assim até 1955, quando desmembrado do município de Eirunepé, é criado oficialmente o município de Ipixuna pela Lei Estadual no. 96, de 19 de dezembro de 1955

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

3 locais que protegem documentos históricos do Amazonas

Manaus, Tefé e Parintins são cidades que se destacam no Amazonas em relação às suas preservações históricas. Confira um pouco do que cada uma delas guarda sobre sua própria história:
Publicidade

Leia também

Publicidade