Irara

No Brasil também é chamada de papa-mel, pois o mel é o seu alimento preferido, e habita as florestas e também os campos.

A irara é um animal encontrado desde o Sul do México até a Argentina. Nos países de língua espanhola é chamada “Cabeça de Cejo”, que siginifica cabeça de velho. No Brasil também é chamada de papa-mel, pois o mel é o seu alimento preferido.

Seu corpo é esguio, o pescoço alongado e as pernas compridas. Habita as florestas e também os campos. É um escalador muito ágil: as palmas de suas patas são lisas, as garras parcialmente retrateis e as articulações de suas pernas lhe permitem “virar as patas” para descer das árvores com a cabeça voltada para baixo.

As iraras são ativas dia e noite, mas descansam nas horas quentes do dia. Vivem aos pares e costumam deixar marcas de cheiro nos galhos por onde passam. Adoram frutos e mel, mas são principalmente carnívoras: caçam ratos, aves, esquilos e até cutias.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Piracaia, a tradição em Alter do Chão que mistura sabores e gingados paraenses

Uma tradição que começou pequena entre comunidades locais se manifesta até hoje nas beiradas do rio Tapajós, especificamente em Alter do Chão: "a Piracaia é tradição, memória e território".
Publicidade

Leia também

Publicidade