Garrafada

Usadas como uso medicinal, as garrafadas são medicamentos caseiros destinados a cura de doenças 

Foto: Reprodução/Prefeitura de Belém

Garrafada e um tipo de preparação tradicional onde as plantas medicinais são colocadas dentro de uma garrafa e deixadas por um tempo, para então tomar como medicamento. As garrafadas não trazem muita orientação sobre o consumo. Geralmente a informação se restringe ao número de doses diárias, o preparo e a duração do produto. Segundo as erveiras, os preparados podem ser consumidos com segurança em até três meses, mas o problema é que a data de fabricação não está estampada na embalagem.

Algumas são misturas de cachaça com frutas, raízes, ervas ou até mesmo caranguejos, insetos, morcegos e barbatana de peixes. Seus ingredientes podem ser encontrados em mercados municipais por todo o Brasil. Na Região Norte, as garrafadas são feitas e mais procuradas por pessoas de mais idade. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Aprovado tratado histórico sobre propriedade intelectual, recursos genéticos e conhecimento tradicional 

Com o tratado, adotado por consenso por 176 países membros da OMPI, solicitantes de patentes são obrigados a divulgar o acesso a recursos genéticos e a conhecimentos tradicionais associados necessários a suas invenções.
Publicidade

Leia também

Publicidade