Gato-maracajá

O gato-maracajá é um felino pintado de pequeno porte que vive na florestas tropicais, mais especificamente, na América Central e na América do Sul.

O gato-maracajá é um felino pintado de pequeno porte que vive na florestas tropicais, mais especificamente, na América Central e na América do Sul. Esse animal pertence a família da felidae. Ele está relacionado a outros felinos e é descendente de um ancestral recente em comum.

O gato maracajá apresenta a cauda mais longa do que seus membros posteriores. Para seu sustento ele procura alimento, principalmente em árvores. Dentro de suas habilidades, o felino pode caminhar nas ponta dos galhos dos arbustos. Ele também possui uma impressionante capacidade para saltar e suas garras são proporcionalmente mais longas do que as da jaguatirica .

Além disso, o gato-maracajá é o único felino da América cujas articulações giram o suficiente para ficar de cabeça para baixo em árvores com as patas voltadas para o tronco, como um esquilo. Seu período de gestação é de 81 a 84 dias, podendo assim, sobreviver cerca de 13 anos. No Brasil ele pode ser encontrado com mais freqüência na Floresta Amazônica.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Halloween Sephora: conheça a lenda amazônica por trás da fantasia de Isabelle Nogueira

Entre as figuras mais conhecidas do folclore amazônico está Matinta Perera, uma bruxa que se transforma no pássaro rasga-mortalha e solta um grito estridente e assustador.
Publicidade

Leia também

Publicidade