Fauna

O Brasil é responsável pela gestão do maior patrimônio de biodiversidade do mundo: são mais de 120 mil espécies de invertebrados e aproximadamente 8930 espécies vertebrados. 

Foto: Jéssica dos Anjos

Fauna é o conjunto das espécies animais característico de cada região. Cada animal é adaptado ao tipo de vegetação, clima e relevo da região onde vive.

O Brasil é um dos países com maior diversidade de espécies de fauna no mundo. Alguns dos animais encontrados no Brasil não existem em outras partes do mundo. Em nosso país vivem mais de 120 mil espécies de animais entre mamíferos, aves, anfíbios, peixes, répteis e insetos.

Porém, infelizmente, muitas dessas espécies correm o risco de extinção, ou seja, de não existirem mais. Diversos problemas ambientais (desmatamento das florestas, a poluição das águas, o comércio ilegal de animais e a caça predatória) têm contribuído para o empobrecimento de nossa fauna.

Algumas espécies que já estiveram ameaçadas de extinção, como a baleia-jubarte e da arara-azul-grande, tiveram suas populações recuperadas, mas ainda temos mais de mil espécies animais em perigo de desaparecerem.

Fonte: IBGE 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Theatro da Paz, em Belém, será candidato a Patrimônio da Humanidade

A estrutura e importância do Theatro da Paz serão tópicos essenciais durante evento realizado em agosto. Teatro Amazonas, de Manaus (AM), também será candidato.
Publicidade

Leia também

Publicidade