Festival Atsa Puyanawa

É considerada a maior festa tradicional do povo Puyanawa. O nome ‘Atsa’ significa macaxeira e é justamente o que eles celebram, já que a iguaria é a principal fonte de renda da comunidade.

Foto: Arison Jardim/Arquivo pessoal

O Festival Atsa Puyanawa reúne turistas, mostra cultura e tradição com cantos, dança, comidas típicas, pinturas, brincadeiras de arco e flecha, inclusive a caiçuma, uma bebida tradicional. É considerada a maior festa tradicional do povo Puyanawa. O nome ‘Atsa’ significa macaxeira e é justamente o que eles celebram, já que a iguaria é a principal fonte de renda da comunidade. Por isso, o que não falta durante a festa são comidas típicas, derivadas da macaxeira.

Da macaxeira é feita sopa, caiçuma, tapioca, bejú, mingau, farinha, massa de carimã entre outros. Além disso, também estão presentes outras comidas típicas como peixe assado na folha, farinha de coco, farinha de tapioca.

Também tem show tanto em português como na língua tradicional, conhecimento e uso da medicina, costumes, cultura, conhecimentos da floresta, onde os visitantes fazem trilha, e as pessoas vão para a mata conhecer o cipó da ayahuasca.

O festival, além exaltar a cultura dos povos indígenas, também movimenta a economia na região do Juruá, com a presença de turistas que vão até local para acompanhar o evento.

*Com informações do g1 Acre

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Entenda o que são as florestas públicas não destinadas

Elas somam uma área do tamanho da Espanha e estocam quase um ano de emissões globais de carbono. No entanto, ficam mais vulneráveis à grilagem e ao desmatamento ilegal.
Publicidade

Leia também

Publicidade