Tradicional bebida alcoólica indígena, o caxiri é considerado a cerveja da Amazônia
O caxiri é uma bebida fermentada de teor alcoólico tradicionalmente produzida pelos povos indígenas na Amazônia. Feito à base de mandioca, a produção do caxiri é manual, mas rica em rituais durante o processo de produção.
Conforme a tradição indígena, a bebida é preparada a partir de um processo coletivo, a fim de dar força para a realização de trabalhos grupais como rituais, caças, pescas ou plantios. O caxiri é oferecido como sinal de boas vindas aos visitantes da comunidade.
Também é considerada uma bebida que permite ao pajé o acesso ao mundo do sobrenatural, durante os rituais do Turé e da tocai. Nestas ocasiões, tanto o pote quanto o caxiri, transformam-se em “entidades sobrenaturais”, presentes também na cosmologia indígena.
Tradicionalmente, o caxiri é preparado exclusivamente por mulheres. Descascada, a mandioca é peneirada até que se obtenha a massa pastosa e misturada com água. O cozimento dura de 24h a 48h, pois a mandioca tem uma substância que, quando ingerida crua, pode provocar intoxicação.