Reproduz uma maloca indígena, onde retrata a história de ribeirinhos, seringueiros e índios
Inaugurada em 2003, a Casa dos Povos da Floresta fica localizada dentro do Parque da Maternidade, ponto turístico de Rio Branco, no estado do Acre.
Possui uma exposição permanente do imaginário amazônico, com mitos e lendas, narrados por seringueiros, ribeirinhos e indígenas, além de disponibilizar um acervo em video e uma biblioteca sobre a história do Acre, enfatizando os povos tradicionais e a sociedade mais recente. Também abriga uma exposição de artesanato indígena e regional. A arquitetura do espaço teve como inspiração as grandes casas indígenas, chamadas de Grandes Kupixáuas. A pintura no piso da entrada é inspirada na pintura corporal Yawanawá.
No local, o visitante pode ver réplicas dos personagens folclóricos que habitam o imaginário dos povos locais e o artesanato típico de grupos que vivem há centenas de anos na região amazônica. O espaço possui uma sala para exposição permanente da cultura acreana e outra que abriga trabalhos de artistas locais. Os acervos etnográfico e bibliográfico foram adquiridos aos poucos e por doações.