Casa dos Povos da Floresta

Reproduz uma maloca indígena, onde retrata a história de ribeirinhos, seringueiros e índios

Foto: Divulgação

Inaugurada em 2003,  a Casa dos Povos da Floresta fica localizada dentro do Parque da Maternidade, ponto turístico de Rio Branco, no estado do Acre.

Possui uma exposição permanente do imaginário amazônico, com mitos e lendas, narrados por seringueiros, ribeirinhos e indígenas, além de disponibilizar um acervo em video e uma biblioteca sobre a história do Acre, enfatizando os povos tradicionais e a sociedade mais recente. Também abriga uma exposição de artesanato indígena e regional. A arquitetura do espaço teve como inspiração as grandes casas indígenas, chamadas de Grandes Kupixáuas. A pintura no piso da entrada é inspirada na pintura corporal Yawanawá.

No local, o visitante pode ver réplicas dos personagens folclóricos que habitam o imaginário dos povos locais e o artesanato típico de grupos que vivem há centenas de anos na região amazônica. O espaço possui uma sala para exposição permanente da cultura acreana e outra que abriga trabalhos de artistas locais. Os acervos etnográfico e bibliográfico foram adquiridos aos poucos e por doações.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Cheia afeta 18 mil pessoas em Careiro da Várzea e deixa comunidades sem energia elétrica

Na comunidade Costa do Marimba, às margens do Rio Amazonas, mais de 220 famílias vivem sobre as águas neste período de cheia
Publicidade

Leia também

Publicidade