Careiro

Desmembrado de Manaus há 66 anos, o município de Careiro, tem como destaque o cultivo do cupuaçu

Foto: Reprodução/Clóvis Miranda

O nome do município originou-se da palavra Careiro que significa caminho do índio e está vinculado ao traçado do rio que o corta. Registra-se como primeiro morador da região, em 1870, o caboclo Francisco Ferreira, mais conhecido como Chico Macucu.

Em 1877, parte dos retirantes nordestinos que chegavam à Manaus fixaram-se no Careiro, incrementando o povoamento da região. Os colonos foram sustentados pelo governo do estado durante seis meses, tendo antes recebido cada um seu lote de terra para trabalhar. Com o decorrer dos tempos Careiro e Cambixe encheram-se de habitantes, tornando-se a zona agropecuária do Amazonas. 

Foi elevado à categoria de município Careiro, pela Lei Estadual n.º 99, em 1955, desmembrado do município de Manaus.

Além de suas belezas naturais, tem como destaque o cultivo do cupuaçu e, com o objetivo de fomentar o turismo e a economia na região. Principais Pontos Turísticos de Careiro Castanho: Lago do Rei, Lago do Mamori e Porto de Araçá. O fomento do turismo e a economia na região é muito grande, a cidade anualmente sedia a ‘Agropec’ Feira Agropecuária e de Agronegócios.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Projeto de beneficiamento de castanha gera renda para extrativistas e indígenas de Mato Grosso

Os coletores de castanha da região ficam envolvidos praticamente o ano todo com a atividade, iniciada com a coleta entre novembro e dezembro, com pico nos meses de março, abril e maio.
Publicidade

Leia também

Publicidade