Camu-camu

É um fruto arredondado, de coloração avermelhada quando jovem e roxo-escura quando maduro.

É um fruto arredondado, de coloração avermelhada quando jovem e roxo-escura quando maduro. Uma Polpa aquosa envolve a semente de coloração esverdeada. Frutifica de novembro a marco.

A árvore do camu-camu é um arbusto de pequeno porte que pode atingir até 3 metros de altura. Possui caule com casca lisa, folhas avermelhadas quando jovens e verdes posteriormente. Suas Flores brancas são aromáticas e aglomeradas em grupos de 3 a 4.

Espécie silvestre que ocorre predominantemente ao longo das margens de rios e lagos, com a parte inferior do caule frequentemente submerso. O camu-camu, de acordo com resultados obtidos em experimentas realizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), apresenta alto valores nutritivos e, em especial, possui uma concentração de vitamina C em sua polpa superior ao da acerola. Fruto de planta nativa da Amazônia, o camu-camu cresce em arbustos ou pequenas árvores e se encontra disperso em quase toda a região.

Pode ser encontrado, invariavelmente, à beira dos igarapés, rios ou em regiões permanentemente alagadas, onde a parte inferior de seu caule pode ficar imersa. Os frutos do camu-camu são pequenas esferas do tamanho de cerejas, de casca mais resistente do que a acerola, lembrando a jabuticaba: sua casca, ao se romper na boca, deixa escapar o caldo da polpa, que fica envolto em uma semente única. Apresentam uma cor avermelhada que, à medida que vão amadurecendo, passam a um roxo enegrecido.

Muitas vezes, as frutinhas são encontradas em tamanha quantidade, que o colorido que dão à margem das águas amazônicas chama a atenção de qualquer pessoa.

O camu-camu é uma espécie tipicamente silvestre, mas com um grande potencial econômico capaz de colocá-lo no mesmo nível de importância de outras frutíferas tradicionais da região amazônica, tais como o açaí e o cupuaçu.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Florada Premiada: Rondônia conquista pódio completo em concurso nacional de cafés canéforas

Todos os locais de produção vencedores fazem parte da área classificada como "Matas de Rondônia". Grande vencedora da noite, Sueli Berdes participou da competição pela primeira vez.
Publicidade

Leia também

Publicidade