Biblioteca da Floresta

 A Biblioteca da Floresta é especializada em assuntos e autores da Amazônia e do Acre

Foto: Divulgação

O prédio da  Biblioteca  fica localizado dentro do Parque da Maternidade, capital do Acre e abriga exposições permanentes sobre os povos indígenas do Acre, o Zoneamento Ecológico-Econômico, coleção especial sobre as iniciativas lideradas por Chico Mendes, além de um espaço destinado a exposições temporárias.

Os pesquisadores e demais interessados têm acesso ao acervo e aos serviços disponíveis por meio de leitura e pesquisa local, pesquisa on-line, palestras, filmes, debates e exposições. Os usuários podem contar ainda com este site, onde encontrarão acervo digital, artigos de colaboradores, exposições virtuais, audioteca e videoteca.

Em 9 de outubro de 2007 foi aberta a primeira exposição temporária, chamada “Nossa Terra” , com o objetivo de promover uma visão holística do Planeta Terra e da Floresta Amazônica, buscando despertar mudanças de atitude em relação ao meio ambiente e promovendo a preservação e o senso de florestania.

Em 2008 e 2009, duas novas exposições – Índios Isolados e Chico Mendes – substituíram a primeira, dando seqüência à história de ocupação e das lutas socioambientais do Acre. A Exposição Chico Mendes se estende da segunda metade do século 19 aos anos 70 do século 20, ocupando o hall de entrada da Biblioteca e boa parte do segundo piso, juntando denso material sobre a história do líder seringueiro que chamou atenção do mundo com sua luta em defesa da floresta.

A Biblioteca promove também extensa programação de debates relativos à Amazônia, ao Acre e ao desenvolvimento sustentável – os Diálogos da Florestania -, com o objetivo de construir e divulgar conhecimentos gerados pela experimentação científica e pelo conhecimento tradicional dos povos. Os debates reúnem pesquisadores, especialistas, seringueiros, estudantes, índios, gestores públicos e interessados. As atividades são compostas por palestras, reuniões técnicas, exibição de filmes, apresentações artísticas e cursos, buscando diversas abordagens para todos os temas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Matemática: Universidade de Roraima conquista segundo registro de computador emitido pelo INPI

O objetivo é transformar o app em uma ferramenta valiosa para estudantes, pesquisadores e profissionais que trabalham com Matemática e Ciência de Dados.
Publicidade

Leia também

Publicidade