Basílica de Nossa Senhora de Nazaré

A Igreja possui 9 sinos, sendo que o maior pesa mais de 2 toneladas e tem 1,80 m de diâmetro.

Foto: Prefeitura de Belém

Coube ao Sr. Antônio Agostinho a construção da primeira Ermida de Nossa Senhora de Nazaré feita de taipa e pilão onde hoje se situa a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré. Em 1799 o governador da época, Francisco Coutinho, idealizou a construção de uma igreja maior e em 12 de setembro de 1852 foi lançada a pedra fundamental da igreja e concluída em 1881 quando foi aberta ao público, mas a Basílica era ainda pequena e decidiu-se construir um novo templo, cuja construção foi iniciada em 24 de outubro de 1909 pelo padre Luiz Zóia; não se tem registro da data exata do término. A Igreja mede 62 metros de comprimento, 24 m de largura e 20 m de altura. Suas torres erguem-se a 42 metros de altura.

A Igreja possui 9 sinos, sendo que o maior pesa mais de 2 toneladas e tem 1,80 m de diâmetro.

A Igreja foi elevada à condição de Basílica em julho de 1923 por um decreto da Santa Sé.

A Igreja de Nazaré, atual santuário, foi projetada em Gênova, em 1909, pelo arquiteto italiano Gino Coppedè e pelo engenheiro Giuseppe Predasso, sob encomenda dos padres barnabitas.

Baseado no livro do historiador paraense Ernesto Cruz. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Rabada no tucupi: prato típico do Acre gerou curiosidade depois de ser tema de conversa no BBB 26

Receita acreana, rabada no tucupi foi citada pela paraense Marciele durante diálogo com Leandro dentro da casa do reality show.
Publicidade

Leia também

Publicidade