Babaçu

Babaçu é conhecido também por coco babaçu, palha branca.

Babaçu (Orbignya spp.) é conhecido também por coco babaçu, palha branca.

O babaçu tem origem e distribuição amazônica. Ocorrem em áreas de terra firme na Amazônia Ocidental e, com maior frequência, em áreas desmatadas de floresta primária.

É descrita como uma palmeira monocaule de crescimento lento. Possui a base protegida por bainhas foliares persistentes, quando jovem produz fruto ovóide com extremidade apontada e o cálice persistente na base, de 9 cm a 10 cm de diâmetro longitudinal. A propagação é feita por sementes.

A planta produz em média 4 cachos com 330 frutos, pesando cerca de 28 quilos. A amêndoa é consumida in natura e os frutos são utilizados para a obtenção de farinha, carvão e alimentação natural e tem um grande aproveitamento.

Dos frutos se extrai o óleo de babaçu e o pó de babaçu, as folhas servem para chás e como tinturas, assim como para o artesanato. Já o caule é comum na construção de casas típicas de certas regiões e do broto é possível retirar um palmito de boa qualidade.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Cheia afeta 18 mil pessoas em Careiro da Várzea e deixa comunidades sem energia elétrica

Na comunidade Costa do Marimba, às margens do Rio Amazonas, mais de 220 famílias vivem sobre as águas neste período de cheia
Publicidade

Leia também

Publicidade