Arawak

Com cerca de 690 mil falantes, o arawak é um dos principais troncos linguísticos indígenas, falado principalmente na região da Amazônia Internacional

 O Arawak é uma família de línguas indígenas faladas em grande parte do território da América do Sul, principalmente na região da Amazônia Internacional. O termo aruak, segundo o próprio idioma arawak, significa “comedor de farinha”. 

Estima-se que haja 690 mil falantes de línguas arawak nos países da América Latina. No tronco linguístico arawak, estão catalogadas 74 línguas de vários povos indígenas do Brasil, dentre as quais a língua tariana, a língua palicur, a língua baniwa, a língua terena e a língua iaualapiti.

As línguas arawaks legaram algumas palavras para a língua portuguesa, embora não de modo tão expressivo quanto as línguas da família tupi-guarani. Exemplos de palavras da língua portuguesa com origem no idioma são: canoa, goiaba, furacão, iguana, cacique, batata, caribe, tabaco etc.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.
Publicidade

Leia também

Publicidade