Alenquer

 Alenquer é um município do oeste do Pará.

Foto: Marcos Santos/Agência Pará

Município localizado no Pará, Alenquer tem uma área territorial de 23.645,452km² e uma população residente de cerca de 69.377 pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de geografia e estatística (IBGE) no Censo 2022.

A origem de Alenquer tem registro desde o século XVIII, quando estabeleceram a sede da catequese no Rio Curuá. Naquele local, os indígenas Arabés enfrentaram uma série de doenças tropicais que os levaram até o Rio Surubiú, onde permaneceram.

Em 1775, o então governador do Grão-Pará, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, subiu o Amazonas dando nomes portugueses as antigas missões religiosas. Assim o Surubiú passou a ser chamado Alenquer, elevando à categoria de Vila através da Carta Régia, de 06 de julho de 1775. 

Depois disso, por um breve período, a partir de 1833, Alenquer passou a ser anexada a Santarém, conquistando sua autonomia definitiva em 23 de julho de 1848, sendo elevada a categoria de cidade em 10 de julho de 1881.

Alenquer é uma cidade rica em belezas naturais e como opção turística histórica está o sítio arqueológico Cidade dos Deuses, além do Lago do Cumurú, Cachoeira do Vale do Paraíso, Praia de Iracema, entre outros pontos. 

*Com informações da Prefeitura de Alenquer e IBGE

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Xote, carimbó e lundu: ritmos regionais mantém força por meio de instituto no Pará

Iniciativa começou a partir da necessidade de trabalhar com os ritmos populares regionais, como o xote bragantino, retumbão, lundu e outros.
Publicidade

Leia também

Publicidade