Angelim Vermelho

Angelim é uma árvore encontrada na região amazônica e ao Sul da Guiana.

Foto: Reprodução/Museu da Amazônia

Angelim (Dinizia excelsa Ducke) é uma árvore encontrada na região amazônica e ao Sul da Guiana. Prefere solos de natureza sílico-argilosa, em matas primárias, cujo dossel atinge grandes alturas, por vezes ocorrendo de forma gregária Sul da Guiana.

Conhecido como Angelim vermelho, angelim verdadeiro, angelim pedra verdadeiro, fava-grande, faveira-dura e faveira-ferro, angelim falso, faveira preta, kuraru, parakwa.

A árvore tem 88 metros de altura – algo equivalente a um prédio de 24 andares. Sua altura é um recorde para a Amazônia brasileira, que ainda não tinha registrado nenhuma árvore com mais de 70 metros de altura. O angelim vermelho é dono do recorde de árvore mais alta da Amazônia. O mundial é uma sequoia-vermelha dos Estados Unidos, de 115,7 metros (38 andares). O tropical é uma shorea faguetiana de 100,8 metros, na Malásia.

Pode ser usada em aplicações externas, como postes, pontes, mourões, estacas, esteios, cruzetas, dormentes e defensas; em construção civil e naval, em vigamentos, caibros, ripas, tacos e tábuas para assoalhos. marcos de portas e janelas, paredes divisórias, degraus de escadas, cabos de ferramentas e implementos agrícolas, carroceria e vagões de trem: em chapas decorativas e obras portuárias.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Censo 2022 aponta que índice de alfabetização entre indígenas sobe, mas segue preocupante

O levantamento apurou informações de alfabetização, registro de nascimento e características de domicílios de 1.694.836 pessoas indígenas (0,83% da população brasileira).
Publicidade

Leia também

Publicidade