Tracajá

O tracajá é uma espécie parente da tartaruga comum na Amazônia

Foto: Rafael Balestra/ICMBio

O tracajá (Podocnemis unifilis) é uma espécie parente da tartaruga comum na Amazônia e é visado pelo comércio ilegal porque faz parte do cardápio habitual das populações ribeirinhas. Têm como característica manchas amarelas bem visíveis na cabeça. Mede em torno de 45 cm e pesa em média 8 kg.

No Brasil, ocorrem principalmente na região Norte e em áreas das regiões Centro-Oeste e Nordeste. Também ocorrem na Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

A espécie vive em uma ampla variedade de hábitats, tais como grandes rios, lagos, lagos de meandros, pântanos, brejos e lagoas, e em rios de águas brancas, claras e pretas.

O sexo é determinado pela temperatura de incubação dos ovos. No laboratório, machos foram produzidos em temperaturas de 28, 30 e 31ºC, enquanto fêmeas nascem de ovos incubados principalmente em temperaturas acima de 32ºC.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Afundamento dos navios Jaguaribe e Andirá: um confronto com ribeirinhos em Óbidos

A destruição dos navios representou uma perda para a logística regional e para a segurança dos transportes local, e o fato foi registrado no livro 'Histórias, Costumes e Tragédias dos Barcos do Amazonas', de Moacir Andrade
Publicidade

Leia também

Publicidade