Manaus 30º • Nublado
Sexta, 03 Dezembro 2021

Tonantins

4e1cb8_b38505eccd6f45eead67080414a01e7a_mv2-1

O  primeiro vilarejo de Tonantins se formou com a vinda o missionário carmelita Frei Matias Diniz, sendo habitado por índios Caiuvicenas que foi assassinado pelos próprios índios da aldeia, chamado de Tonantins velho onde hoje é conhecido como bairro de São Francisco.

As origens do município remontam a 1754 quando os espanhóis percorriam a parte oeste do Amazonas, o que preocupou o governo português. No rio Içá, com ajuda dos franciscanos, já haviam fundado aldeias e tentaram a criação de um forte na boca do Rio Solimões. O rio pertencia  à Espanha, pelo Tratado de Madri, mas os espanhóis queriam a qualquer custo reconquistar as posições perdidas no Tratado de 1750.

Em 1813, ao lado da antiga vila de Tonantins (Tonantins Velha), forma-se a vila Nova de Tonantins, que se transforma no núcleo polarizador do desenvolvimento do distrito.

Distante de Manaus a 849 km de Manaus, é uma pacata cidade com um pouco mais de 17 mil habitantes. Banhada pelo rio Solimões, Tonantins tem em sua economia a produção de carne e de leite destinada ao consumo apenas local. A pesca é considerada como atividade de subsistência. Mas é na extração de madeira, castanha, borracha e gomas-não-elásticas que o município tem mais visibilidade.

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZT.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/