Manaus 30º • Nublado
Domingo, 26 Setembro 2021

Tartaruga-da-Amazônia

A tartaruga-da-Amazônia é caracterizada pela presença de casco ósseo, de forma oval, coberto por placas córneas e a presença de manchas escuras regulares na carapaça com cores pretas, alaranjadas ou marfim. As patas são curtas e apresentam cinco unhas nas anteriores e quatro nas posteriores, sendo muito potentes. A cabeça é achatada e possui desenhos no rosto que funcionam como uma impressão digital e não se repetem de um indivíduo para o outro.

As tartarugas habitam as baías e grandes rios e lagos. Sua alimentação é composta por peixes, moluscos, crustáceos, insetos, vermes, frutas e folhas. A fêmea produz em média 100 ovos. Já a expectativa de vida é de aproximadamente 100 anos.

No Brasil ocorrem principalmente na Bacia Amazônica, na região norte do país, sendo encontrada também na Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Venezuela, Trinidad e Tobago.

Apesar do nome, a tartaruga-da-Amazônia é considerada na verdade um cágado. Mesmo porque, tartaruga é o nome designado especificamente para os quelônios marinhos. A tartaruga-da-Amazônia é também conhecida como tartaruga-verdadeira. Os inimigos naturais da Tartaruga-da-Amazônia, quando filhotes, são os urubus, as piranhas, os jacarés, os jaús e alguns peixes grandes. Ela é considerada o maior quelônio de água doce da América do Sul, podendo ultrapassar 100 cm de comprimento de carapaça.

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZT.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 26 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/