Manaus 30º • Nublado
Quarta, 18 Mai 2022

Rio Amazonas

Foto: Divulgação

O rio Amazonas é o maior rio em volume de água do mundo e o maior em extensão territorial. Com 6.992km de comprimento, percorre o norte da América do Sul, a floresta amazônica e deságua no Oceano Atlântico, além de possuir mais de mil afluentes. Sua bacia hidrográfica abrange cerca de 7 países da América do Sul: Brasil, Peru, Colômbia, Bolívia, Equador, Venezuela e Guiana.

Em cada região, o rio recebe um nome. No local onde nasce o rio Amazonas, ele recebe o nome de Vilcanota. Em território peruano, ele atravessa uma região belíssima, conhecida como Vale Sagrado dos Incas. Antes de chegar ao Brasil, o rio é chamado de Uicaiali, Urubamba e Marañón. Ao sair do Peru, ele ainda passa pela Colômbia, finalmente chegando ao Brasil, que recebe o nome de Solimões, que, ao encontrar com o Rio Negro, se torna o Rio Amazonas. Sua foz é conhecida como Delta do Amazonas e deságua no Oceano Atlântico, localizado entre os estados do Pará e Amapá.

A bacia do rio Amazonas é a maior do mundo, com uma superfície de aproximadamente sete milhões de km². O Amazonas é de longe o rio mais caudaloso do mundo, com um volume de água cerca de 60 vezes o do rio Nilo.

O caudal de água doce lançado pelo rio no Atlântico é gigantesca: cerca de 210 000 m³/s, ou um quinto de toda a água fluvial do planeta. A Amazônia é conhecida mundialmente pela quantidade de água doce que ela oferece aos brasileiros, sendo que o Rio Amazonas é o principal da região. 

Para se ter ideia do volume da bacia hidrográfica desse rio, a sua produção de água teria capacidade para abastecer 74% de toda a demanda do país, de acordo com a Agência Nacional de Água (ANA). Encontram-se na Bacia do Rio Amazonas e em sua rede de afluentes cerca de 20% de toda água doce do planeta. 

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZA.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 18 Mai 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/