Manaus 30º • Nublado
Sexta, 22 Outubro 2021

Nhamundá

aef79f537c128ff594f6f9dc663bf8ff
Foto: Reprodução

No município de Nhamundá, distante 382 quilômetros de Manaus, habitavam primitivamente a região os índios Uabois, Jamundás, Cuniris, Guncari. Em 1758 foi elevada a categoria de vila. Em 1911, apareceu na divisão administrativa do Brasil, como integrante do Município de Parintins e em seguida, distrito de Jamundá (extinto em 1933). Somente em 19 de dezembro de 1955, a ilha foi desmembrada de Parintins e se transformou no município autônomo de Nhamundá, porém a cidade só passou a existir oficialmente dia 31 de janeiro de 1956, data em que o primeiro prefeito da cidade, tenente Pedro Macedo de Albuquerque ,foi nomeado pelo então governador do Estado do Amazonas, Doutor Plínio Ramos Coelho.

O município guarda o acontecimento histórico, que deu nome ao estado do Amazonas, o encontro entre espanhóis e grandes índias guerreiras, tais como as amazonas narradas na mitologia grega. A disputa ocorreu entre o desbravador espanhol Francisco Orellana, em viagem pelo Amazonas, e as índias conhecidas como Ycamiabas.

O turismo de eventos esportivos está representado através da principal festa da cidade, onde comemora-se a Pesca do Tucunaré, uma tradição que atrai turistas de diversas áreas do Amazonas e do mundo. Durante o evento acontecem algumas competições: a escolha da Garota Tucunaré, a corrida de rabetas e a pesca do maior Tucunaré da região, ponto alto do evento.

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZN.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 22 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/