Piramutaba

A piramutaba é abundante na Calha do rio Solimoões (AM). É carnívora, alimentando-se de outros peixes menores. Costuma desovar em lugares rasos, em rios de água turva, onde há pouca incidência de peixes. 

A piramutaba (Brachyptalystoma vaillantii) é abundante na Calha do rio Solimoões (AM). É carnívora, alimentando-se de outros peixes menores. Costuma desovar em lugares rasos, em rios de água turva, onde há pouca incidência de peixes.

É considerada a única espécie do gênero que forma grandes cardumes, podendo ser capturada aos milhares . É caracterizada por ser um peixe de couro de água doce que alcança um metro de comprimento e pesa cerca de dez quilos, possui alem de barbilhões comuns, dois muito compridos na cabeça.

Sua reprodução se dá no inicio das enchentes, com os alevinos crescendo no estuário nas proximidades da baia de marajó, é muito bem aceita tanto para consumo local quanto para exportação devido seu sabor ser agradável e de qualidade satisfatória.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Três sítios arqueológicos para conhecer a história de Roraima

Atualmente, o estado possui 491 sítios arqueológicos registrados no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e  cadastrados no Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão (SICG), banco de dados oficial do órgão.
Publicidade

Leia também

Publicidade