Jacaré-açu

O jacaré-açu habita rios e lagos da bacia amazônica, pertence à família alligatoridae.

O jacaré-açu habita rios e lagos da bacia amazônica, pertence à família alligatoridae. É também conhecido como caiamão-preto, jacaré-aruana ou jacaré-gigante.

Tem o corpo coberto de faixas amarelas, mas é de cor preta. Os olhos e narinas são grandes . Ele pode ficar submerso, podendo chegar ate seis metros de comprimento e ate trezentos quilos de peso.

A reprodução ocorre uma vez por ano, em media as fêmeas põem de 40 a 50 ovos, e pode viver oitenta anos a chegar aos cem. Quando nascem correm risco de serem devorados por jiboias ou outros jacarés adultos. Alimentam-se de caranguejos, peixes e pássaros. Para nadar na água fazem um movimento ondulatório com a cauda.

É um dos répteis mais cobiçados da Amazônia, pois sua carne é muito saborosa e o seu couro serve para confecção de bolsa e sapatos. Considerado o mais desenvolvido dos répteis, vive nos rios igarapés e lagos da Amazônia

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Esses rios ainda são nossas ruas? Estudo avalia condições dos terminais hidroviários paraenses

Por apresentar uma vasta rede de rios, a Amazônia é considerada uma das regiões com potencial elevado para o desenvolvimento do transporte hidroviário.
Publicidade

Leia também

Publicidade