Igreja de São Sebastião

A Igreja de São Sebastião é vinculada à Arquidiocese de Manaus e está localizada no centro da cidade, onde estão os principais pontos turísticos da Manaus Belle Époque.

Reprodução: Internet

primeira capela de São Sebastião surgiu após a criação da Irmandade que leva o nome da paróquia, em 1859. Porém, somente em 1888, com a chegada do frei Gesualdo Marchetti, as obras da atual igreja foram concluídas, porém a igreja possuía apenas uma torre.

O local tem estilo eclético, com detalhes em gótico e o neoclássico, e seu interior marcado por painéis e vitrais europeus. As pinturas que cobrem do teto ao altar, incluindo a cúpula, são de origem italiana. A maior delas, pintada no teto por Ballerini, mostra o martírio de São Sebastião e em sua cúpula, a “Glória de Deus”.

Existem diversas teorias para a ausência da segunda torre. Frei Fulgêncio Monacelli relata que o mestre de obras teria fugido com o dinheiro que seria utilizado na construção.

Porém, outros afirmam que com o fim do ciclo da borracha, os doadores que ajudavam a igreja não teriam condições de bancar o término da estrutura. Mas ainda há quem conte que a torre teria afundado no mar quando estava sendo trazida de navio diretamente da Europa.

A paróquia é uma das mais requisitadas pelos casais que pretendem firmar laços matrimoniais.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.
Publicidade

Leia também

Publicidade