Fonte Boa

Uma das atrações mais conhecidas da cidade é a Festa do Pirarucu, quando se comemora a pesca anual do peixe

Taracoatéua ou Taracuariba, aldeia dos índios Omáguas, foi o primeiro núcleo de povoamento da atual cidade de Fonte Boa. Nessa aldeia, nos fins do século XVII, o jesuíta Samuel Fritz, fundou a missão religiosa denominada Nossa Senhora de Guadalupe.

Poucos anos após a fundação da missão, a aldeia foi destruída pelos espanhóis e restaurada mais tarde pelos portugueses. Em 1759, a aldeia de Taracoatéua ou Taracuariba, foi elevada à categoria de Lugar, com a denominação de Fonte Boa.

O município, distante 677 quilômetros da capital Manaus, tem uma programação vasta para o Turismo de Eventos, uma das principais atrações turísticas da cidade é a Festa do Pirarucu, quando se comemora a pesca anual do peixe, reunindo todas as comunidades da região. A comemoração dá-se início no último dia do mês de novembro, e vai até o dia 3 de dezembro.

Neste mesmo período, temos também em Fonte Boa os festejos da padroeira da cidade Nossa Senhora de Guadalupe, que termina no dia 12 de dezembro. Outra festividade da cidade acontece no mês de julho, o festival folclórico com apresentações de quadrilhas, dança do barqueiro, dança cigana, dança do gambá, dança nordestina (cangaço) e várias outras danças regionais. 

O destaque maior do festival é a disputa entre os bois-bumbás Tira-Prosa e Corajoso, sendo esta a principal atração da festa, com visitantes de toda a região do alto e médio Solimões, além de turistas do Peru e Colômbia.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Pará perde Mestre Laurentino; artista completaria 99 anos em janeiro de 2025

Natural da cidade de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, ele era conhecido como o roqueiro mais antigo do Brasil.
Publicidade

Leia também

Publicidade