Manaus 30º • Nublado
Sexta, 03 Dezembro 2021

Fonte Boa

Captura-de-Tela-2021-09-08-as-13.27.31

Taracoatéua ou Taracuariba, aldeia dos índios Omáguas, foi o primeiro núcleo de povoamento da atual cidade de Fonte Boa. Nessa aldeia, nos fins do século XVII, o jesuíta Samuel Fritz, fundou a missão religiosa denominada Nossa Senhora de Guadalupe.

Poucos anos após a fundação da missão, a aldeia foi destruída pelos espanhóis e restaurada mais tarde pelos portugueses. Em 1759, a aldeia de Taracoatéua ou Taracuariba, foi elevada à categoria de Lugar, com a denominação de Fonte Boa.

O município, distante 677 quilômetros da capital Manaus, tem uma programação vasta para o Turismo de Eventos, uma das principais atrações turísticas da cidade é a Festa do Pirarucu, quando se comemora a pesca anual do peixe, reunindo todas as comunidades da região. A comemoração dá-se início no último dia do mês de novembro, e vai até o dia 3 de dezembro.

Neste mesmo período, temos também em Fonte Boa os festejos da padroeira da cidade Nossa Senhora de Guadalupe, que termina no dia 12 de dezembro. Outra festividade da cidade acontece no mês de julho, o festival folclórico com apresentações de quadrilhas, dança do barqueiro, dança cigana, dança do gambá, dança nordestina (cangaço) e várias outras danças regionais. 

O destaque maior do festival é a disputa entre os bois-bumbás Tira-Prosa e Corajoso, sendo esta a principal atração da festa, com visitantes de toda a região do alto e médio Solimões, além de turistas do Peru e Colômbia.

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZF.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/