Erva-de-passarinho

Originária da América do Sul, pode chegar entre 4,7 a 6 metros de comprimento
Foto: Divulgação

  A erva-de-passarinho (Struthanthus flexicaulis) também conhecida como visgo, passarinheiro, cipó-guira e enxerto de passarinho, é uma planta superior, daninha, parasita, que ataca geralmente as plantas tropicais, lenhosas e as árvores, sugando sua seiva e podendo causar até a morte da planta se não for retirada. Ela recebeu esse nome porque se espalha com a ajuda dos passarinhos: eles ingerem as sementes que são eliminadas mais tarde, junto com as fezes. Os longos ramos que se assemelham a cipós também são acompanhados de folhas, flores e frutos bem pequenos de até 7 mm de diâmetro que são ingeridos por pequenos pássaros.

É considerada epiparasita, por ser encontrada geralmente sobre os ramos das árvores e arbustos, e hemiparasita, por que é capaz de fazer fotossíntese, retirando cerca de 60% da sua necessidade de energia dos hospedeiros.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Com R$ 5,4 bilhões, BNDES e BID ampliarão financiamento a empresas na Amazônia

Banco multilateral aprovou crédito à instituição brasileira, que terá contrapartida de R$ 900 milhões no Pró-Amazônia. Programa tem potencial de atender cerca de 16 mil micro, pequenas e médias empresas.
Publicidade

Leia também

Publicidade