Manaus 30º • Nublado
Terça, 28 Setembro 2021

Davi Kopenawa

Nascido em 1956, o escritor, pajé e líder político yanomami Davi Kopenawa é uma das principais lideranças indígenas brasileiras de projeção internacional. Atualmente, é presidente da Associação Hutukara, em Roraima, uma entidade indígena de ajuda mútua e desenvolvimento étnico.

Davi Kopenawa é mais conhecido no exterior que no Brasil. Prova disso é a publicação da autobiografia "La chute du ciel" (A queda do céu), em 2010, somente na França. O livro, escrito em parceria com o antropólogo francês Bruce Albert, possui tradução para o inglês.

Assina, ao lado do cineasta Luiz Bolognesi, o roteiro do longa metragem A Última Floresta, lançado em 2021 e que retrata o cotidiano de um grupo yanomami isolado, que vive em um território ao norte do Brasil e ao sul da Venezuela há mais de mil anos.

Entre os admiradores do líder indígena, está o rei Harald V da Noruega. Em 2013, o monarca nórdico visitou a Terra Indígena Yanomami e passou quatro dias na aldeia Watoriki, onde David mora, dormindo em rede e comendo a mesma comida que os indígenas.

O reconhecimento da atuação de Kopenawa da defesa dos direitos indígenas e da floresta foi laureada com diversos prêmios, entre eles a Global 500, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (1989); e a Ordem do Rio Branco ao grau de Cavaleiro, em Brasília (1999). Além disso, em 2009, foi homenageado pelo comitê Bartolomeu de Las Casas, em Madrid.

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZD.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 29 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/