Manaus 30º • Nublado
Segunda, 05 Dezembro 2022

Codajás

Codajas-AM
Foto: Divulgação

O município de Codajás, situado à margem esquerda do rio Solimões e distante 240 quilômetros de Manaus, primitivamente era aldeia de Cudaiá de índios do mesmo nome. Mais tarde, tornou-se pousada dos índios Muras ou Môras, que ainda em meados do século XVIII ocupavam as margens e os lagos do rio Amazonas e Madeira. 

Nas imediações da localidade há numerosos lagos, entre eles o lago de Cudaiá (Miuá), onde em 1864 aportou o cidadão procedente de "Thuryassú", no Maranhão, José Manoel da Rocha Thury, trazendo consigo várias famílias e lançando os fundamentos de Codajás, que muito contribuiu para o crescimento do lugar, implantando uma fazenda de gado que se tornou próspera. 

Apesar de ter sido povoada em 1875, foi apenas em 1938 que a área foi desmembrada e reconhecida como município. Todo ano, no dia 31 de março, é comemorado o aniversário do município

Em relação aos festejos culturais, Codajás recebe a festa do açaí, comemorado todos os anos desde 1987.

Porém, nem só de eventos vive o município, nos tempos da seca, grandes praias ao longo do rio Solimões, que constituem belezas capazes de atrair o visitante.

As festas que mais se destacam na cidade são as festividades religiosas e culturais. No período dos festejos juninos, há apresentação de grupos folclóricos, como boi-bumbá, quadrilha, dança dos nativos, danças pop e hip-hop.

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZC.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 05 Dezembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/