Manaus 30º • Nublado
Segunda, 06 Dezembro 2021

Cemitério São João Batista

(Foto: Divulgação)

Fundado em 1.890, o cemitério está inserido na Zona Centro Sul de Manaus, foi tombado como Patrimônio Histórico do Estado do Amazonas pelas suas edificações históricas como a capela gótica e pórticos, além das sepulturas de valor religioso, histórico, cultural e arquitetônico, como os inúmeros modelos que apresentam técnicas variadas de construção, alguns com materiais valiosos antigos como cerâmica inglesa, esculturas artísticas, pintura marmorizada. O gradil antigo do cemitério, por exemplo, foi confeccionado com rebites de ferro para unir as peças e anéis decorativos de chumbo para reforçar essas estruturas, já que não existia a solda elétrica à época. Possui um amplo arquivo de sepultamentos realizados desde 1.882.

Em 2008, foram pintados, nas cores originais, os dois portões de ferro e as grades dos muros, e reformou-se a capela. 

Localizado na então praça Chile, esquina com avenida Álvaro Botelho Maia, s/n, bairro Nossa Senhora das Graças. O então Cemitério São João Batista possui uma área de vinte mil metros quadrados, dividida em 25 quadras.

Ao todo, esse campo santo contém assim mais de dezenove mil sepulturas e, aproximadamente, cem mil inumados. Em cada um dos seus portões de ferro, fabricados em Glasgow, na Escócia, existe a inscrição Laborum Meta, expressão em latim que significa Fim dos Trabalhos.

Informações/Agendamentos: (92) 98842-1278

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZC.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 06 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/