Cemitério São João Batista

O cemitério contém mais de dezenove mil sepulturas e, aproximadamente, cem mil inumados.  

(Foto: Divulgação)

Fundado em 1.890, o cemitério está inserido na Zona Centro Sul de Manaus, foi tombado como Patrimônio Histórico do Estado do Amazonas pelas suas edificações históricas como a capela gótica e pórticos, além das sepulturas de valor religioso, histórico, cultural e arquitetônico, como os inúmeros modelos que apresentam técnicas variadas de construção, alguns com materiais valiosos antigos como cerâmica inglesa, esculturas artísticas, pintura marmorizada. O gradil antigo do cemitério, por exemplo, foi confeccionado com rebites de ferro para unir as peças e anéis decorativos de chumbo para reforçar essas estruturas, já que não existia a solda elétrica à época. Possui um amplo arquivo de sepultamentos realizados desde 1.882.

Em 2008, foram pintados, nas cores originais, os dois portões de ferro e as grades dos muros, e reformou-se a capela. 

Localizado na então praça Chile, esquina com avenida Álvaro Botelho Maia, s/n, bairro Nossa Senhora das Graças. O então Cemitério São João Batista possui uma área de vinte mil metros quadrados, dividida em 25 quadras.

Ao todo, esse campo santo contém assim mais de dezenove mil sepulturas e, aproximadamente, cem mil inumados. Em cada um dos seus portões de ferro, fabricados em Glasgow, na Escócia, existe a inscrição Laborum Meta, expressão em latim que significa Fim dos Trabalhos.

Informações/Agendamentos: (92) 98842-1278

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

PIB do Amazonas cresce 3,27% em 2022, acima da média nacional

O Amazonas mostrou força econômica com o setor de serviços e a indústria, com dados divulgados pela Sedecti após dois anos necessários para consolidação.
Publicidade

Leia também

Publicidade