Manaus 30º • Nublado
Quarta, 20 Outubro 2021

Buritis

buritis-r_20210928-162002_1

A região onde se formou o município de Buritis esta localizada as margens do rio Candeias a qual era povoada por seringueiros, retirantes nordestinos no início do século XX. Entre 1900 a 1960 barcos e gaiolas transportavam seringueiros, alimentos e ferramentas através dos rios Madeira, Jamari e Cadeias retornando com cargas de látex.

O extrativismo do látex na região de Buritis durou até a década de 80, onde Wanderlei Rita dos Santos e Natinho Gastão foram alguns últimos seringueiros que residiam às margens do Rio Candeias. As margens do Rio Candeias também foram ocupadas por garimpeiros que exploravam a região extraindo o estanho na década de 1970. 

No início da década de 90, um grande fluxo migratório iniciou-se trazendo famílias de várias cidades do Estado de Rondônia e de outras regiões do Brasil. Fatores que incentivaram o aumento do fluxo migratório foram a distribuição de lotes rurais, distribuição de lotes urbanos, extração de madeira, comércio de terras férteis e baratas e busca por emprego gerado principalmente pelas industrias madeireiras.

Após cinco anos desde o início da Vila Buriti, o pequeno povoado de outrora foi elevado à categoria de cidade e desde então passou a ser chamada de Buritis, sendo destaque nacional como uma das cidades que mais cresceu em Rondônia e no Brasil na década de 90, segundo o Censo Demográfico de 2000.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Buritis, pela Lei Estadual n.º 649, de 27-12-1995, desmembrado dos municípios de Campo Novo de Rondônia e Porto Velho. Sede no atual distrito de Buritis (ex-localidade do município de Campo Novo de Rondônia). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.
Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZB.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 20 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/