Manaus 30º • Nublado
Segunda, 29 Novembro 2021

Apuí

show_arquivo_ac__20210830-154648_1
Foto: Divulgação

 À medida que avançava o povoamento do Vale do Rio Madeira, iam surgindo pólos de desenvolvimento representados pelas atuais cidades de Novo Aripuanã, Manicoré e Humaitá. Em 1955, desmembrando-se de Borba, surgia o município autônomo de Novo Aripuanã. Uma região para qual vieram nos últimos tempos muitos colonos do sul do país. Em 30.12.1987, pela Lei nº 826 a área do Município de Novo Aripuanã foi emancipada, passando a constituir o novo Município de Apuí

O Município de Apuí fica situado na Rodovia Transamazônica. Foi criado através do projeto do deputado Hamilton Cidade e aprovado pelo governador Amazonino Mendes em 30 de dezembro de 1987 pela lei nº 826. O nome Apuí provem de uma arvore típica da região Amazônica chamada apuizeiro em que na lingua tupi significa braço forte.

Apuí se destaca entre os municípios do Amazonas devido ao seu grande potencial agropecuário,e sua vasta extenção florestal . Esse potencial produtivo do município se deve à mão de obra especializada dos colonos oriundos de todos os cantos do Brasil que colonizaram essa região nos anos 80.

No município acontecem várias festas características da região norte, sendo elas a de maior importância A festa do Peão de Boiadeiroo(rodeio) com quase três décadas de existência, é hoje não apenas a principal festa do município, mas também a principal festa do gênero do Estado.

As Cachoeira do Paredão, Cachoeira da Seringueira, Cachoeira do 48 , Parque Estadual do Sucunduri, Incluindo a Cachoeira do Monte Cristo e a Cachoeira Véu de Noiva., Rio Juruena, incluindo as corredeiras e praia de São Florêncio e o Salto Augusto são um dos grandes atrativos de turismo da região.

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZA.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Novembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/