A ‘Marcha Imperial para piano a quatro mãos e clarinete’, composta por Dom Pedro I (1798-1836), nunca havia sido gravada, fazendo do material um trabalho inédito.
O professor da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (ESAT/UEA), Mário Trilha, produziu a gravação da ‘Marcha Imperial para piano a quatro mãos e clarinete’, composta por Dom Pedro I (1798-1836). Até a iniciativa da universidade amazonense, a Marcha nunca havia sido gravada, fazendo do material um trabalho inédito.
Além de Mário, responsável pela execução do piano, a realização do vídeo contou com o apoio do professor Filipe Alexandrino, no piano; dos alunos Alan Jessé, no clarinete e Guilherme Alves dos Santos, na parte técnica da gravação, ambos do curso de Música da ESAT/UEA. O vídeo com a partitura foi produzido pelo Instituto do Piano Brasileiro.
Mário Trilha explica que o conteúdo era relativamente desconhecido e só recentemente foi editado pela primeira vez, pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Alberto Pacheco.
“É sempre relevante alguma composição de Dom Pedro I ser tocada e gravada. Foi o nosso primeiro chefe de Estado, excelente músico e bom compositor, fato pouco destacado na historiografia brasileira. É bom que a academia dê mais relevância ao fato do Brasil ter tido a sua independência liderada por alguém que também dava grande relevância à música”, apontou.
Confira a gravação: