Técnicos da FVS-AM realizam investigação, captura e controle de morcegos hematófagos em Manaus

No Amazonas, 21 casos de ataques a humanos por morcegos foram registrados entre janeiro e maio de 2021

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas FVS-AM, por meio da Gerência de Zoonoses (GZ/FVS-AM), realizou, nesta semana, uma ação de monitoramento e controle de agressões provocadas por morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue) da espécie Desmodus rotundus, em Manaus. A ação ocorreu em um sítio, na zona leste da capital, após a equipe receber uma denúncia de ataques por esses morcegos em criação de galinha no local.

 No Amazonas, 21 casos de ataques a humanos por morcegos foram registrados entre janeiro e maio de 2021, o que representa uma redução de 76%, quando se compara com o mesmo período do ano anterior, onde 88 casos de agressões foram notificados no Estado. Os registros englobam ataques por diferentes tipos de morcegos, não apenas os hematófagos.

O diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, ressalta que a ação é importante para prevenir ataques dos morcegos e evitar a transmissão do vírus da raiva. “A ação ocorre para prevenir ataques a humanos, ou animais de seu convívio, que inclui os animais domésticos e os animais criados para o consumo”, explicou Cristiano.

De acordo com o veterinário da Gerência de Zoonoses da FVS-AM (GZ/FVS-AM), Hamid Ataide Miguel, as medidas de prevenção envolvem as barreiras físicas para evitar o acesso dos morcegos além do controle seletivo em casos de agressões”. “O controle é feito por meio de captura e tratamento, utilizando pasta anticoagulante nos animais. Após isso feito, os animais são soltos, e nos próximos dias irão se impregnar com a substância e morrer”, explica Hamid.

Hamid disse também que este tipo de controle só é realizado com morcegos hematófagos, que podem apresentar mais perigo aos humanos e, também, aos animais que possam ter em seus lares. Apesar disso, ele frisou que o contato com outros tipos de morcegos também pode oferecer risco à saúde.

“Caso alguma pessoa encontre estes animais, evite o contato direto, e caso isso aconteça, é recomendado procurar o ponto de atendimento de saúde mais próximo para ser avaliado, visto que esse animal também pode transmitir o vírus da raiva”, salienta Hamid.

Acidentes

Os municípios do Amazonas que mais registraram ataques por morcegos, até maio deste ano, são: Manaus (9); Humaitá (7); São Gabriel da Cachoeira (2); Coari (2) e Atalaia do Norte (1).

Referência

A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui o controle da população de morcegos hematófagos, realizado pela Gerência de Zoonoses. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-AM (92) 3182-8550 e 3182-8551.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

‘Jesus ruivo’: amazonense chama atenção de atletas durante Mundial de Vôlei em Belém

Apaixonado por vôlei, manauara Maikon Andrade se fantasiou de "Jesus ruivo" para conseguir tirar fotos com jogadores durante competição que acontece no Pará.

Leia também

Publicidade