Mercado de trabalho e empreendedorismo é tema de curso gratuito em Manaus

Curso é voltado para jovens entre 15 e 17 anos estudantes da rede pública. Inscrições vão até o dia 7 de abril

As habilidades do futuro e as possibilidades que a inovação e o empreendedorismo sustentável podem oferecer para quem está entrando no mercado de trabalho são os temas que jovens entre 15 e 17 anos, matriculados no ensino médio em escolas públicas de Manaus vão conhecer no curso extracurricular oferecido entre os meses de março e junho, em formato digital.

Chamado de “Empreendedorismo em Profissões do Futuro”, o curso acontece entre março e junho, tempo no qual os estudantes participam de quatro oficinas digitais aprendendo sobre empreendedorismo, inovação, sustentabilidade e economia circular. Além das oficinas para os alunos, será oferecido um workshop para professores se capacitarem sobre inovação e empreendedorismo sustentável e possibilitar a abordagem desses temas em sala de aula.
Foto: Divulgação

Em Manaus, o workshop para professores do ensino médio está marcado para o dia 25 de março, das 16h às 17h. Para participar, os interessados devem fazer inscrição prévia até o próximo dia 24 no link encurtador.com.br/jEKL8. A abertura oficial do programa ocorre no dia 1º de abril e a primeira oficina para alunos está marcada para o dia 8 de abril. Para participar, os estudantes devem se inscrever até o dia 7 de abril no link encurtador.com.br/xCJNU.
Com meta de atender quatro mil alunos e mil professores em três cidades, ao final do curso, os estudantes serão incentivados a desenvolver um projeto de negócio que gere renda de forma sustentável para a comunidade onde vivem. Uma banca de avaliadores irá analisar os projetos e o grupo vencedor será premiado com tablets. 
“Nossa ideia com esse projeto é apresentar aos estudantes, que começam a pensar em escolher uma profissão, quais são as habilidades do futuro e como podem construir negócios mais adaptados a um mundo mais sustentável e alinhados com o desenvolvimento sustentável”, explica Ana Carolina Xavier, especialista em Inovação e Sustentabilidade da NTICS Projetos.

O curso “Empreendedorismo em Profissões do Futuro”, que faz parte do Programa de Inovação e Empreendedorismo (PIE), é apresentado pela Whirlpool e realizado pela NTICS Projetos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e ocorre também nas cidades de Joinville (SC) e Rio Claro (SP), cidades onde estão presentes as operações da Companhia. Mais informações sobre o PIE podem ser encontradas no site https://ntics.com.br/pie/

A iniciativa proporciona à comunidade escolar atividades alinhadas a metas de quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU). São eles: Educação de Qualidade (ODS 4); Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8); Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS 9); e Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11). No caso do ODS 4, por exemplo, uma das metas atendidas pelo PIE é a de levar projetos inclusivos e inovadores para alunos da escola pública.


Sobre a NTICS Projetos

Há 19 anos a NTICS Projetos tem como premissa implementar projetos e soluções inovadoras que promovam o desenvolvimento sustentável no mundo. Hoje, com operações no Brasil, Estados Unidos e Europa, somamos mais de 1.000 projetos desenvolvidos e mais de 10 milhões de pessoas impactadas diretamente. Há três anos somos uma empresa signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e, com isso, aspectos sociais (S), governança (G) e a constante busca por soluções sustentáveis (E) norteiam nosso plano de negócios. 

Nossas unidades de negócios compreendem quatro eixos: Certificação para negócios sustentáveis; Desenvolvimento de projetos estratégicos com foco nos ODS, Mudanças Climáticas, Biodiversidade, Inovação e Recursos Hídricos; Plataformas que integram todo o processo de governança, compliance e indicadores para projetos de responsabilidade social; e Consultoria para a criação de comitês de sustentabilidade e responsabilidade social.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Xote, carimbó e lundu: ritmos regionais mantém força por meio de instituto no Pará

Iniciativa começou a partir da necessidade de trabalhar com os ritmos populares regionais, como o xote bragantino, retumbão, lundu e outros.

Leia também

Publicidade