‘Janelas de Manaus’: projeto exalta belezas arquitetônicas das janelas da capital do Amazonas

A artista Suanny Ximenes fotografa e desenha janelas de prédios históricos de Manaus

O ditado poético “os olhos são as janelas da alma” não possui um autor específico. A frase é forte e bonita, porque a metáfora remete a verdadeira função da janela que é deixar a luz entrar, além de possibilitar a ventilação. Para a artista amazonense Suanny Ximenes, as janelas tem um significado ímpar e se tornaram peça fundamental do projeto ‘Janelas de Manaus’, que visa mostrar a arquitetura das janelas da capital amazonense .

Em uma página no Instagram, Suanny exalta a beleza dos prédios históricos de Manaus, mas o destaque fica para as janelas. Além de fotografá-las, a artista também faz um desenho e, dessa maneira, cria uma comparação entre os estilos artísticos que representam o mesmo objeto.

Foto: Reprodução/Instagram-Janelas de Manaus

O primeiro desenho produzido pela artista representava a janela da casa de sua avó. “Quis trazer o desenho, pois a janela não existe mais, mas as memórias estão dentro de mim e vem junto com as melhores lembranças de infância. Por isso que criei o projeto, com o intuito de contar histórias através das janelas, suas origens e mostrar onde elas vivem dentro da cidade”, contou.

Janela da casa da avó de Suanny inspirou projeto. Foto: Reprodução/Instagram-Janelas de Manaus

A artista classifica as janelas de Manaus como iconografias memoráveis: “As janelas nos trazem memórias afetivas e, além disso, como estudante de arquitetura tenho sempre o interesse por desenhos e história, através das artes eu descubro um estilo arquitetônico, técnicas, período etc.”.

Dentre as janelas mais icônicas da cidade, Suanny destaca as janelas ogivais – que trazem um estilo arquitetônico gótico. “São janelas estilizadas, que trazem desenhos significativos como, por exemplo, a flor de lótus”, contou a artista.

A partir da página no Instagram, a artista pretende fazer uma exposição, um livro de colorir e ilustrativo contando as técnicas das janelas da cidade. Confira outras imagens do projeto:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Xote, carimbó e lundu: ritmos regionais mantém força por meio de instituto no Pará

Iniciativa começou a partir da necessidade de trabalhar com os ritmos populares regionais, como o xote bragantino, retumbão, lundu e outros.

Leia também

Publicidade