O efeito da nuvem iridescente é raro e dura apenas alguns minutos. O fenômeno só acontece em camadas mais altas da atmosfera
Um fenômeno chamou a atenção de quem olhou para o céu de Manaus na tarde do último sábado (18). A equipe do Observatório Astronômico Rei do Universo captou imagens de uma nuvem iridescente, formada a partir do fenômeno da difração – quando a luz do sol incide sobre uma nuvem com gotículas universos de água e cristal de gelo.
O efeito da nuvem iridescente é raro e dura apenas alguns minutos. Ele só acontece em camadas mais altas da atmosfera, onde as partículas de água são mais abundantes. É comum que este fenômeno seja precedente a tempestades.
De acordo com um dos integrantes do OARU, Geovandro Nobre, os cliques aconteceram por volta de 17h50. Ele acredita que estava no lugar certo para observar o fenômeno. “Existe uma faixa de visibilidade da nuvem iridescente, ou seja, só é possível enxerga-la de um determinado angulo. Digamos que eu estava no lugar certo, na hora certa e com o equipamento adequado”, disse.
Essa é a segunda vez que Geovandro consegue ver uma nuvem iridescente. “Quem pode conferir e registrar a nuvem foi muito sortudo. Tive a oportunidade de observar o fenômeno este ano, e também em 2014, mas na época não tinha um equipamento profissional para registrar imagens”, destacou.