Borracha extraída no Sul do Amazonas é reconhecida pela Michelin pela excelente qualidade

A borracha é um recurso natural que desempenhou um papel crucial na história e economia do Amazonas. 

Foto: Reprodução/Idam

A borracha é um recurso natural que desempenhou um papel crucial na história e economia do Amazonas. A seringueira, árvore responsável pela produção da borracha, é nativa da Amazônia e trouxe diversos benefícios para a região. 

O material que é extraído no município de Pauini (923 quilômetros distante da capital) pela Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas (Atramp), foi condecorado em março de 2023, durante a realização do 1º grande encontro estadual do extrativismo da borracha, em Manaus. 

De acordo com José Roberto, o reconhecido foi estendido aos seringueiros, parceiros e deu um novo rumo para os extrativistas. “A nossa borracha foi condecorada com a borracha de melhor qualidade entre todas associações que estavam presentes. E para nós, foi motivo de muita alegria, pois mostra que o nosso trabalho, enquanto organização social na busca pela qualidade está sendo bem feito”, contou.

Foto: Reprodução/Idam

Parceria 

A condecoração garante para a associação, pelo menos mais um ano de venda para a Michelin, fabricante francesa de pneus.

“Se não for de qualidade, a Michelin compra um ano e o outro não. Então, esse reconhecimento nos deixa felizes e motivados, pois os parceiros, os seringueiros e todos os envolvidos estão trabalhando de forma correta para realmente alavancar a extração da borracha gerando emprego e renda na região”, finalizou.

A Michelin emprega mais de 1.100 pessoas na unidade em Manaus, sendo 18% mulheres. O foco do grupo é a sustentabilidade, com a missão de cuidar do planeta, das pessoas e da diversidade.

Dentre os projetos socioambientais da empresa Michelin está a aquisição da borracha da região, a qual promove o engajamento dos consumidores, empresas e o governo, além de ser fonte de renda para as comunidades produtoras.  

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Victor Xamã: a renovação do rap que vem da Amazônia

Expoente do estilo na região Norte, artista chama atenção por timbre grave e rimas que falam do cotidiano de quem vive entre as agruras da cidade grande e a maior floresta do mundo.

Leia também

Publicidade