Meteorologista explica rastro no céu, fenômeno que chamou atenção em Macapá

Você já olhou para o céu e viu um rastro que parecia ser de nuvens? O fenômeno é comum, mas chamou atenção da população e o meteorologista Jefferson Vilhena conta o que os causa.

Um rastro no céu chamou a atenção de quem estava em Macapá na tarde do dia 16. O cenário nada mais é do que uma nuvem linear, chamada de “trilha de condensação”, que se forma com a passagem de um avião num ambiente de tempo estável.

O meteorologista Jefferson Vilhena, do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMet) do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), explicou quando o fenômeno ocorre.

“Tem algo a ver com avião. Isso é uma trilha de condensação, deixada no rastro do avião. Isso acontece quando está um tempo estável, e tem umidade relativa pra fazer nuvem. Quando a água toca na asa do avião, ela condensa e forma essa trilha. Pode ser foguete também, mas como está na horizontal foi pela passagem de avião”, esclareceu.

Foto: Arquivo Pessoal

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Rabada no tucupi: prato típico do Acre gerou curiosidade depois de ser tema de conversa no BBB 26

Receita acreana, rabada no tucupi foi citada pela paraense Marciele durante diálogo com Leandro dentro da casa do reality show.

Leia também

Publicidade