Mercado Central de Macapá completa 70 anos; conheça a história do local

Inaugurado em 13 de setembro de 1953, o Mercado se tornou o primeiro e maior prédio comercial de Macapá da época

O Mercado Central de Macapá, um dos principais cartões postais da Capital, completa 70 anos nesta quarta-feira (13) . Durante os anos, o mercado ‘abraçou’ a população local, que guarda com carinho as mais diversas recordações do espaço.

Como o caso de Astrid Caldas, de 65, que trabalha no mercado há 46 anos. “Dia 5 de julho fez 46 anos que trabalho aqui. Tenho hora para entrar para trabalhar, mas não tenho hora para sair, na verdade, tudo que consegui na vida foi aqui nessa ‘banca’ do Mercado [….] formei duas filhas trabalhando aqui”, afirmou.

Foto: Mariana Ferreira/Rede Amazônica

Astrid relembra da época que começou a trabalhar no espaço. Segundo ela, o ponto sempre foi movimentado, mas com o passar dos anos, ganhou uma nova arquitetura e mais empreendimentos. “A gente viu muita coisa nesses anos, muitas histórias, novos negócios […] até minha ‘banquinha’ mudou de lugar, e vai mudar de novo, né?! Mas estou feliz, porque vai ser um novo tempo, novos clientes, tenho boas esperanças”, destacou Astrid.

A empreendedora vende temperos típicos da culinária nortista, inclusive, enquanto conversava conosco, os fregueses se aproximavam para fazer compras. “Todo dia é assim, meus clientes já me conhecem.”


Mercado Central antigamente


História 

Em 13 de setembro de 1953, foi inaugurado o primeiro e maior prédio comercial de Macapá da época: o Mercado Central. Construído estrategicamente na frente da cidade, onde as embarcações atracavam com mercadorias no Trapiche Eliezer Levy, o local iniciou a comercialização de carnes, verduras, roupas, comidas, farinhas, plantas e ervas medicinais, além de serviços de costura, sapatos e consertos em geral.

A construção do prédio foi iniciada em 1952, pelo governador Janary Nunes e o prefeito Claudomiro de Moraes. Segundo o historiador Bruno Nascimento, na década de 1950, o local funcionava como uma ponte comercial entre a população da cidade e os visitantes que embarcavam na região da orla.

Inicialmente, o prédio contava com 36 boxes divididos entre a comercialização de carnes, peixes e frangos, além de alimentos, verduras, frutas, hortaliças, ervas e produtos vindos da floresta. 

Mercado Central de Macapá completa 70 anos – Foto: Josemar Nascimento/Reprodução

Serviço  

O Mercado Central está localizado na Rua Cândido Mendes, s/n, principal via do centro comercial. O prédio histórico fica em frente a Fortaleza de São José de Macapá, próximo a orla da cidade. O prédio funciona diariamente de segunda a domingo, das 6h30 às 18h.

O movimento de pessoas para o café da manhã no Mercado Central inicia a partir das 6h30 e durante a tarde, o tradicional café tem maior movimento a partir das 15h30. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Eco-festival do Peixe-boi de Novo Airão: três décadas lutando pela preservação do peixe-boi

O Ecofestival do Peixe-Boi de Novo Airão foi declarado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amazonas. 

Leia também

Publicidade