Imigrantes foram atraídos pela exploração da borracha na Amazônia, em 1953. ‘Semana do Japão no Amapá
Há 70 anos o Amapá recebia os primeiros imigrantes japoneses, no período em que o então Território Federal chegava a primeira década de existência.
As primeiras 29 famílias, com um total de 177 pessoas, chegaram ao ex-território em 1953. Segundo Sadako Koga Meguro, de 85 anos, a viagem começou no porto da cidade japonesa de Kobe.
Há 70 anos o Amapá recebia os primeiros imigrantes japoneses, no período em que o então Território Federal chegava a primeira década de existência. As primeiras 29 famílias, com um total de 177 pessoas, chegaram ao ex-território em 1953. Segundo Sadako Koga Meguro, de 85 anos, a viagem começou no porto da cidade japonesa de Kobe.
A partir da chegada dos imigrantes, foi notável o desenvolvimento da economia e abastecimento no estado, principalmente pelo cultivo de hortaliças, especiarias e fruticultura. O secretário de Relações Institucionais e Comércio Exterior, Lucas Abrahao, reforça que: “São muitas as influências no nosso vocabulário, culinária, vestuário”.
A advogada Luciana Hayashida, neta da professora Mineko Hayashida, conta que a avó veio para o Amapá em um período muito difícil para o país asiático, que ainda enfrentava as consequências da Segunda Guerra Mundial.
“Eles vieram em busca de oportunidades e foram acolhidos aqui. Minha avó trabalhou como agricultora na Colônia Agrícola do Matapi, aprendeu a falar muito bem o português e se tornou professora. Tanto que existe uma escola em Laranjal do Jari que leva o nome dela. Esta homenagem é muito justa e nós estamos muito felizes”, disse Luciana.
Por Rafael Aleixo, g1 AP — Macapá, com informações do governo do AP.