5 dias de folia: Carnaval de Santana conta com tradicionais blocos de samba e atrações nacionais

Esse ano o Carnaval de Santana (AP) inicia neste sábado (18) e segue até a quarta-feira (22). Acompanhe a transmissão pelo canal Amazon Sat.

O município de Santana fica localizado a 17 quilômetros de Macapá, capital do Amapá. A cidade ganhou destaque por conta da sua área portuária, que desde 1950 recebe barcos e navios vindos de diversas regiões. Em 1950, a área portuária de Santana era utilizada para escoar o manganês explorado na Serra do Navio (AP).

Hoje em dia, em seus portos, chegam e partem embarcações que fazem linha para Belém (PA) e outras cidades amazônicas. Santana também possui um porto específico para receber navios cargueiros que carregam bandeira internacional. 

Mas é durante o período de Carnaval que o movimento na cidade aumenta de verdade. O turismo é impulsionado pelas diversas atrações que se reúnem na tradicional festa de Carnaval, que começou em 1999, a partir da Escola de Samba Império do Povo. Com vários dias de folia, é considerado um dos maiores carnavais da Amazônia.

Portal Amazônia conversou com o DJ Itamar Nunes, atual presidente da liga dos blocos do carnaval de Santana, para saber mais sobre a tradição e o que esperar da folia este ano. 

Foto: Marcelo Loureiro/GEA

A economia do município de Santana é normalmente movimentada pela atividade pesqueira, extração da madeira e comercialização do açaí. No município também funcionam diversas empresas e indústrias, sendo considerado o Distrito Industrial do Amapá. Na época do Carnaval, a cidade recebe turistas vindos de diversas regiões do país.

“A Império do Povo foi desfilar em Macapá e ficamos sem Carnaval. Com isso, surgiu a ideia de montar o Bloco Faraó com trio elétrico. Foi crescendo e deu certo. Hoje nós já temos 24 anos de folia aqui em Santana, como maior Carnaval do Norte do país, estilo micareta com mais de 50 mil foliões”, contou o DJ ao Portal Amazônia.

Esse ano são cinco dias seguidos de folia, iniciando neste sábado (18) até a quarta-feira (22). No sábado seguinte (25) será disputada a final dos blocos, e também acontece a famosa ‘Ressaca do Carnaval’ com a atração nacional Leandro Lopes, o Pica-Pau. 

“A gente já faz esse Carnaval há muito tempo e graças a Deus tem dado muito certo. Com bastante segurança, tem boates, camarotes, áreas VIPs e arquibancadas cobertas, e tem os dez blocos que levam as pessoas ao corredor com aquela alegria, aquele delírio, beijo na boca e muita adrenalina. Esse é o nosso Carnaval de Santana, o melhor do Norte do país”,

garante Itamar Nunes.

A estrutura da festa foi montada no Corredor da Folia, na Avenida Santana. Essa estrutura conta com arquibancada gratuita e coberta para receber os foliões que queiram prestigiar o carnaval em Santana.

De acordo com a programação, haverá desfiles de nove blocos de micareta, com seus trios e atrações. Além, claro, de atrações especiais: A Banda, Pipoca do Povo e Levada de Todos os Blocos. 

Confira a programação (horário do Amapá)

Sábado (18/02)

Bloco da Saúde – Concentração às 21h

Bloco Abalou – Concentração às 1h

Bloco Flanáticos/Pororoca – Concentração às 2h

Bloco My Love – Concentração às 3h

Domingo (19/02)

Bloco My Love Kids – Concentração às 18h

Bloco Bebo Todas – Concentração às 23h

Bloco Porto Folia – Concentração às 1h

Bloco Faraó/ Nabalada – Concentração às 2h

Bloco Uau – Concentração às 3h

Segunda-feira (20/02)

Bloco Flanáticos/ Pororoca – Concentração às 1h

Bloco My Love – Concentração às 2h

Bloco Abalou – Concentração às 3h

Terça-feira (21/02)

Bloco Faraó Kids – Concentração às 18h

Bloco das Piranhas – Concentração às 20h

Bloco Uau – Concentração às 23h

Bloco Bebo Todas – Concentração às 1h

Bloco Faraó/Nabalada – Concentração às 2h

Bloco Porto Folia/ Barulho- Concentração às 3h

Transmissão ao vivo pelo Amazon Sat

Ficou curioso, mas não vai estar em Santana para aproveitar a folia? Tem solução! Esse ano o Carnaval contará com uma transmissão ao vivo do canal Amazon Sat em TV aberta e no site amazonsat.comA transmissão vai ser realizada nos dias 18,19,20 e 21 de fevereiro, das 23h às 3h, no horário de Manaus (AM) pelos canais: Manaus (AM), canal digital 44.1, em Porto Velho (RO) no canal digital 22.1, em Boa Vista (RR) no canal 23.1, em Rio Branco (AC) no canal 31.1, e em Macapá (AP) no canal 29.1.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Desenvolvimento sustentável: saiba o que é o projeto AMACRO

Visando o desenvolvimento da Amazônia, os Estados do Amazonas, Acre e Rondônia se uniram em projeto de sustentabilidade. 

Leia também

Publicidade