Web Série Documental Rebujo Negro será lançado neste sábado (26)

O projeto conta a história de cinco artistas afro-ameríndios do Amazonas

O projeto “Rebujo Negro” é uma minissérie documental, idealizada e dirigida pelo cantor, compositor e produtor audiovisual Andreas Dominique. 


O projeto contará a história de cinco artistas que se reconhecem como afro-ameríndios como Gean Melo, Marcela Ruanne, Vivian Gramophone, Ramon Marola e Karen Francis, que compartilharão suas experiências de vida artística em Manaus e as possibilidades de ter a arte como meio de vida.
Foto: Hudson Neris

Andreas explica que o nome do projeto é uma analogia entre o fenômeno “rebujo” e a história dos povos negros e indígenas em Manaus. “O Rebujo é um fenômeno natural que acontece nos rios, quando algum obstáculo se impõe, atrapalhando o curso natural da água, causando desordem e revolta em determinado trecho do rio. Comparo esse fenômeno com o apagamento histórico que se deu através de diversas formas de opressão ao longo da colonização e escravização dos povos negros e indígenas”.

Para Gean Melo, natural do município de Tapauá, acadêmico de Filosofia pela UFAM, cantor e compositor, o registro representa um acervo importante para a história de artistas do norte. “Em primeiro lugar, foi uma honra estar entre os artistas que estão no projeto, incluindo os artistas por trás das câmeras. Estar associado a essas pessoas, de alguma forma, realiza meus sonhos. Rebujo Negro é um projeto importantíssimo e muito bem organizado pra catalogar o que o Amazonas oferece de arte ao mundo. Agora todos têm um acervo onde podem pesquisar e conhecer artistas amazonenses de alto nível, estando em qualquer lugar do mundo. Isso me deixa feliz”, conta.

Segundo Dominique, o objetivo principal é difundir conteúdos e narrativas de povos da Amazônia, mostrando a relevância de sua arte para a cultura brasileira, além de estimular, através de representatividades afro-ameríndias, o autoconhecimento e autoestima dos espectadores, rompendo com a normatividade e padrões de existência vistos apenas pela ótica eurocêntrica. 

Foto: Hudson Neris

O projeto documental foi contemplado pelo Edital Conexões Culturais 2020, da Lei Aldir Blanc, tem o apoio da Prefeitura de Manaus e do Governo Federal e é uma realização da Casa Criativa Vila Vagalume 80.

Os cinco episódios serão disponibilizados no Canal do You Tube da Vila Vagalume (https://youtube.com/c/VilaVagalume80 , a partir das 17h. O lançamento limita-se a ser apenas de forma online devido ao novo decreto estadual para deter o avanço da pandemia de Covid-19.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Florada Premiada: Rondônia conquista pódio completo em concurso nacional de cafés canéforas

Todos os locais de produção vencedores fazem parte da área classificada como "Matas de Rondônia". Grande vencedora da noite, Sueli Berdes participou da competição pela primeira vez.

Leia também

Publicidade