Secretaria de Cultura e Economia Criativa apresenta programação especial no Dia da Mulher

A proposta traz histórias de mulheres de diferentes segmentos e os desafios vividos na arte

Nesta segunda-feira (08), Dia Internacional da Mulher, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, apresenta uma programação especial nas plataformas digitais, com histórias de mulheres de diferentes segmentos e os desafios vividos na arte.

Foto: Divulgação

No “Papo Cultural”, a cantora Lucilene Castro e a artista visual Hadna Abreu trazem o tema “Protagonismo Feminino nas Artes”, com experiências como a luta delas pelo protagonismo nas áreas em que atuam e momentos em que passaram por preconceitos relacionados ao gênero. O terceiro episódio do podcast da Cultura vai ao ar no Spotify e Apple Podcasts.

A cantora Celestina Maria, que está participando do The Voice Brasil; e a atriz Ednelza Sahdo também estão confirmadas na programação, para falar sobre as dificuldades do início da carreira e suas trajetórias artísticas. As entrevistas vão ser exibidas no Instagram (@culturadoam).

“Nossa proposta é homenagear o público feminino e principalmente inspirar outras pessoas com as histórias de superação que temos dentro da cadeia produtiva da cultura e protagonizadas por essas mulheres”, afirma Marcos Apolo Muniz, titular da pasta de Cultura e Economia Criativa.

Convidadas

Segundo Lucilene Castro, atualmente as mulheres que produzem arte ainda têm que provar que o gênero não define a capacidade e qualidade do artístico, no entanto, elas estão mais dispostas a estar à frente de grandes projetos.

“Que venham mais mulheres a agregar esse mundo, que ainda é muito masculino, mas, todo dia, aparece grandes talentos femininos, grandes vozes, grandes artistas e produtoras. É isso que eu espero, que cada vez mais se fortaleça essa cadeia produtiva com mais mulheres fortes, guerreiras e competentes”, comenta a cantora.

Hadna Abreu destaca a importância de debater sobre essas falas, lutas e combates diários. “Espero que as pessoas que estejam escutando o podcast tenham um momento de reflexão sobre o lugar da mulher na nossa sociedade e também nas artes aqui na cidade de Manaus”.

Participação dos internautas – Nas redes sociais, a Secretaria vai pedir que os seguidores enviem sugestões de músicas de mulheres amazonenses para compor uma playlist temática no Spotify. A iniciativa busca oferecer visibilidade para artistas femininas do cenário local a partir da perspectiva dos internautas.

Podcast da Cultura

O “Papo Cultural”, podcast quinzenal apresentado pela jornalista Karla Mendes, que traz curiosidades, debates e conversas importantes com artistas da região, chega ao terceiro episódio neste mês. A estreia do projeto aconteceu em janeiro, com o tema saúde mental em tempos de isolamento e participação da psicóloga Samiza Soares e o cantor e compositor Number Teddie.

Em fevereiro foi a vez do pesquisador, jornalista e sambista Daniel Sales, sobre a história do Carnaval de Manaus. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Óleo extraído de árvore típica de Tepequém tem potencial para combater mosquito da malária

Estudo publicado em revista internacional mostra que extrato da Trattinnickia burserifolia elimina larvas do mosquito em até 48 horas. Pesquisadores destacam potencial para novos métodos de controle da doença na Amazônia.

Leia também

Publicidade