Peça “E o céu beijou a boca de Saturno” será apresentada a partir deste domingo

Espetáculo marca a estreia da Cia. e Produtora Descartável. Obra será transmitida sempre às 20h, nos domingos restantes de março e em todos os domingos de abril

Numa festa surpresa planejada pelo personagem Felipe para celebrar a chegada de Thiago, o público é o principal convidado. Em meio aos sentimentos do reencontro após uma longa viagem, a comemoração propõe reflexões sobre o amor, o passado, e as relações que se somaram às suas personalidades. Este é o enredo do espetáculo teatral “E O Céu Beijou A Boca de Saturno”, a ser transmitido nos domingos de março e abril, a partir do dia 21 deste mês sempre às 20h, no canal da Cia. e Produtora Descartável no Youtube.

Foto: Divulgação

O espetáculo marca a estreia da produtora na capital amazonense. A Cia. surge da proposta de integrar temáticas LGBTQIA+ em suas produções, de modo a ampliar uma diversidade de discursos presentes na cena artística manauara e que, a partir desses projetos, proporcionam narrativas ainda mais presentes no cotidiano popular, nas relações afetivas modernas e nas ausências, agora preenchidas com arte.

A obra

Com direção de Daniel Braz e atuação de Felipe Jatobá, o espetáculo faz parte da pesquisa sobre dramaturgia autoficcional, desenvolvida pela produtora na cidade de Manaus. A peça foi contemplada pelo edital Prêmio Conexões Culturais 2020 – Lei Aldir Blanc, e estreou na noite de Natal do ano passado em formato virtual. Pensada para o formato de telenovela, a peça se inspira nos frames televisivos, onde a emoção dos personagens é sentida à flor da pele com traços expressionistas do ator na cena.

“A peça se passa no dia do aniversário de Felipe e traz elementos semelhantes, signos de fácil leitura e uma aproximação virtual em um estado de presença pulsante, vivo e cheio de cores. A trilha é assinada por Yago Reis que traz as canções do seu primeiro EP para a construção da narrativa musical da obra”, declara o ator e autor da obra, Felipe Jatobá.

“Acreditamos que o fim é uma ótima oportunidade para recomeçar. ‘E o Céu Beijou a Boca de Saturno’ fala sobre o fim e o recomeço, sobre a vida e a morte do amor, tudo que nós diariamente vivenciamos”, afirma Daniel Braz, diretor do espetáculo. A produtora estreia a peça acreditando na identificação do espectador com a trama, corroborando para uma maior participação virtual do público.

A produtora

Para fundar a Cia. e Produtora Descartável, Daniel Braz e Felipe Jatobá percorreram suas trajetórias artísticas na cidade de Manaus, produzindo e atuando em obras que retratavam o urbano, o imagético e o grotesco. Foi nas questões de afetividade que ambos se encontraram, compartilhando as experiências de pesquisa cênica autoficcional e a documental.

Artistas e ativistas a favor da diversidade, Felipe e Daniel propõem falar de forma mais direta sobre o tema em Manaus, a segunda capital mais violenta para a comunidade LGBTQIA+ do Brasil. “É preciso oportunizar discursos, ampliar vozes oprimidas e mostrar as forma de resistir e re-existir num País como o Brasil”, relata Daniel.

Além da temporada virtual de “E o Céu Beijou a Boca de Saturno”, a produtora estreará em maio a produção “Descartável – O Espetáculo”, inspirado em uma curta cena homônima realizada por Daniel em 2018, e que dá nome à produtora. Felipe Jatobá assina a estreia de “Quarto Azul” em formato virtual, dividindo a cena com o ator Miller Reis e direção de atores de Viviane Palandi; além da produção do videoclipe da música VINTE, do cantor e compositor Yago Reis. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto leva ópera a estudantes de escola pública da zona sul de Manaus

Alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Cinthia Régia Gomes do Livramento, localizado na zona sul de...

Leia também

Publicidade