Sesc Partituras traz apresentação gratuita em Manaus

O evento visa difundir arte na cidade e receber contribuições de compositores e pesquisadores, para anexar a maior coleção de partituras gratuitas exclusivamente de autores brasileiro

O Concerto Sesc Partituras, está marcado para acontecer no dia 10 de dezembro, às 18h30, no Palácio da Justiça, Av. Eduardo Ribeiro, no Centro da cidade. A entrada é gratuita e a classificação etária livre. Os interessados em assistir presencialmente devem agendar vaga em: https://bit.ly/370qaN1.
Já no dia 14 de dezembro, será feita a transmissão do concerto, às 19h, por meio do YouTube/SescAmazonas. Este ano o projeto vai receber o Quarteto Ajuricaba, o gruo fará uma justa homenagem ao centenário de morte do compósito cearense, Alberto Nepomuceno.

Nepomuceno é conhecido como um dos primeiros compositores a empregar ritmos, gêneros e temas característicos do país. O compositor também apresentou pela primeira vez em 1908, no Brasil, o Prelude A L’Apres D’un Faune, de Claude Debussy.

Foto: Divulgação

O evento visa difundir arte na cidade e receber contribuições de compositores e pesquisadores, para anexar a maior coleção de partituras gratuitas exclusivamente de autores brasileiros.

O Projeto é uma biblioteca virtual de música composta por partituras digitais, obras transcritas através de programas de editoração musical. O Sesc disponibiliza o acesso gratuito às partituras através de um sistema de busca coerente com necessidades dos estudantes, professores, músicos e pesquisadores o que inclui, além da consulta ao catálogo com suas informações, a visualização e possibilidade de download integral de cada obra musical.

Além de investir regularmente na pesquisa e editoração de novas partituras através de especialistas visando à preservação e divulgação de acervos históricos, particulares ou institucionais.

Sobre o Acervo

O acervo do projeto contempla músicas de compositores brasileiros de várias gerações, desde o período colonial até os dias de hoje com obras originais de interesse histórico, muitas delas até então apenas pertencentes a acervos particulares e obras de compositores contemporâneos, alguns ainda pouco conhecidos caracterizando o site como um ambiente difusor da produção musical brasileira em sua ampla diversidade. Tornando-o um ambiente de convergência dos diversos segmentos ligados à cadeia produtiva da música.

Dinâmico, o Sesc Partituras é um acervo em constante atualização, tanto no que tange à ampliação de seu catálogo de obras quanto na atualização das informações nele constantes. Acessível, permite que novos compositores solicitem a inclusão de suas obras a partir de canais de comunicação direta com seus administradores. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Entenda o que são as florestas públicas não destinadas

Elas somam uma área do tamanho da Espanha e estocam quase um ano de emissões globais de carbono. No entanto, ficam mais vulneráveis à grilagem e ao desmatamento ilegal.

Leia também

Publicidade