Acre é o primeiro Estado a implementar o RG Nacional em todo território estadual

O objetivo do Estado é que todos os acreanos tenham o novo documento até 2026.

O Estado do Acre, que foi pioneiro na implantação do novo Registro Geral (RG), passou a implementar o novo documento, a Carteira de Identidade Nacional (CIN), em todo o território estadual há 90 dias.

O Acre já realizou a emissão de cerca de oito mil novas identidades. Foto: Neto Lucena/Secom

Vale ressaltar que o documento é obrigatório e só pode ser emitido se o Cadastro de Pessoas Física (CPF) estiver atualizado na Receita Federal (RF) e sem pendências.

De acordo com o presidente do Instituto de Identificação Raimundo Hermínio de Melo, Júnior César da Silva, é importante que os dados do cidadão estejam atualizados antes de procurar a Organização em Centros de Atendimento (OCA) para solicitar o novo documento.

“Se a pessoa não conseguir realizar a atualização de forma digital, é importante procurar postos da Receita Federal antes de fazer a nova identidade”, explicou.

Esse é o novo modelo de identidade nacional. Foto: reprodução

De agosto até outubro, o instituto de identificação já emitiu cerca de oito mil novas CINs. Júnior César explica ainda que o Acre, por ser piloto na emissão do novo documento, é o Estado mais avançado na emissão da identidade.

“Como nosso sistema já é totalmente digital, temos grande agilidade nas emissões. Então, as informações da Receita Federal são muito importantes para dar celeridade nesse processo”, destacou.

Cidadãos que possuem RG com numeração de 000.001 a 232.296, estão aptos a solicitar a 2ª via do seu RG de forma gratuita, assim como a emissão de 1ª via é gratuita a todos. O objetivo do Estado é que todos os acreanos tenham o novo documento até 2026.

O procedimento para tirar a identidade é rápido, e o documento é válido em todo o território nacional. Foto: Neto Lucena/Secom

Acompanhe o passo a passo para verificar as informações na RF:

Situação cadastral

Diferente da situação fiscal, na situação cadastral é possível saber ser o CPF do cidadão está ativo, cancelado ou se há alguma pendência. O cadastro correto é importante para viabilizar o uso do Cadastro de Pessoa Física (CPF) em diversas situações.

Acesso pelo site da Receita Federal.

A conferência para emissão do RG nacional é importante, pois não podem haver pendências no CPF para emissão do novo documento. Logo, qualquer irregularidade vai impedir o acesso à nova documentação.

Como corrigir o CPF para ter o novo RG

O antigo RG possui a validade de dez anos, o que evita a necessidade de uma troca obrigatória e imediata desse documento. O Instituto de Identificação, então, orienta buscar a substituição do documento apenas ao fim da validade do RG original, em caso de perda, ou emissão da primeira identidade.

A correção do CPF pode ser realizada no site da Receita Federal, mediante apresentação da seguinte documentação:

  • Foto de rosto do requerente, no formato selfie e segurando o antigo documento;
  • Documento de identificação de um dos pais, caso se trate de menor de idade;
  • Documento de identificação com foto;
  • Certidão de Nascimento ou de Casamento;
  • Comprovante de endereço. 
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Base do primeiro campus fluvial do Brasil será construída no Amapá

Ordem de serviço da base foi assinada durante um evento no Instituto Federal do Amapá (Ifap) no dia 27. Estrutura deve ser entregue em até seis meses.

Leia também

Publicidade