Tomada inteligente busca reduzir custos de energia elétrica em Manaus

Foto: Reprodução/Shutterstock

Já pensou em monitorar os custos de energia elétrica dos equipamentos e eletrodomésticos em tempo real? Um projeto desenvolvido por pesquisadores amazonenses pretende ajudar os consumidores na identificação e monitoramento dos custos a partir da instalação de uma ‘tomada inteligente‘. O protótipo criado a partir de um projeto iniciado em novembro de 2016 pela equipe de pesquisadores do Manaus Instituto de Tecnologia (MIT) já está pronto e em fase de testes para ser comercializado no mercado.

Os pesquisadores trabalham na execução do projeto e já estão em contato com empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) para implantar a proposta. De acordo com o coordenador Marivan Gomes, a iniciativa visa dar um retorno para a sociedade do que é desenvolvido nos laboratórios do instituto.

“Este é um projeto com viés social porque pretende diminuir o consumo de energia do cliente final. Atualmente, a taxa de energia elétrica está mais cara, então nós tendemos a gastar mais e, no final do mês, não conseguimos pagar por esse consumo. A tomada inteligente vai monitorar o consumo diário do consumidor fazendo com que ele limite o gasto para pagar as contas ao final do mês”, destacou.

Foto: Paulo Bahia

Com a ‘tomada inteligente’ o cliente poderá ter a comodidade de gerenciar os gastos com energia de sua própria casa, com a conscientização do consumo de energia elétrica e monitorar o consumo por meio do aplicativo. O desafio de implementar a proposta também é vivenciado por acadêmicos de universidades de Manaus.

Para o estudante de Engenharia da Universidade do Estado do Amaoznas (UEA), Jonhy Cavalcante, o projeto é importante. “Hoje em dia tudo é eletrônico, então é um projeto muito bom para sociedade como forma de ajudar o consumidor a gastar menos a partir do monitoramento de gastos de energia elétrica. Com a tomada conectada ao aplicativo, o consumidor saberá qual o equipamento consome mais energia elétrica e assim poderá gerenciar esse consumo no dia a dia”, concluiu.

MIT

O Manaus Instituto de Tecnologia (MIT) é um centro de pesquisa do Amazonas composto por pesquisadores de diversas instituições de ensino do Estado, além de possuir parcerias com centros de pesquisa de outros países. O objetivo é promover o desenvolvimento científico, tecnológico, ambiental e social do AM com o apoio de instituições públicas e privadas. Por meio de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), o MIT busca gerar resultados imediatos e inovadores no processo de produção das empresas do Polo Industrial de Manaus, incentivadas pela Lei de Informática. O MIT é uma entidade de direito privado e sem fins lucrativos. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade