Casos de Dengue, Chikungunya e Zika reduzem 65% em 2018 no Amazonas

Nos dois primeiros meses de 2018, os casos de dengue, febre chikungunya e vírus zika tiveram uma redução de 65% se comparado com o mesmo período de 2017, de acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). Os dados foram divulgados, nesta terça-feira (6).  As informações são do G1 Amazonas.

Ao todos, foram notificados 2.796 casos em janeiro e fevereiro de 2017, em todo o Amazonas, contra 962 casos registrados no mesmo período de 2018.

Para a febre chikugunya, a redução foi de 91% dos casos. 20 casos foram notificados em 2018, contra 240 casos em 2017. Em se tratando de zika vírus, a redução foi de 67%, referente a 38 casos notificados em 2018 contra 117 casos em 2017.

Foto: Divulgação
Segundo o diretor-presidente da FVS-AM, Bernardino Albuquerque, a redução de casos não significa que as pessoas devam diminuir os cuidados.

“Os dados são importantes indicadores, mas a vigilância é permanente, pois estamos vivenciando a sazonalidade da transmissão das doenças.Cerca de 80% dos casos deve acontecer até maio, durante o período chuvoso da região”, explicou.

Bernardino ressalta que a única forma efetiva de prevenção é não acumular água parada.

“A principal medida é não deixar que o mosquito nasça e, para isso, a população deve continuar no combate semanal de verificação de depósitos de água tanto no ambiente doméstico quanto no trabalho”, concluiu.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Estudo mostra que óleos de açaí e murumuru são potencialmente eficazes na preservação de madeiras amazônicas

Após nove meses, amostras de madeiras submetidas à pesquisa de campo no Acre revelam ação preservante de óleos como os de açaí, murmuru e patoá,
Publicidade

Leia também

Publicidade