Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Padre Antônio de Assis Ribeiro é nomeado Bispo Auxiliar de Belém

Padre Antônio de Assis Ribeiro é nomeado Bispo Auxiliar de Belém
Foto:Divulgação/ISMA
Na manhã desta quarta-feira (28), o Papa Francisco, anunciou a nomeação do padre Antônio de Assis Ribeiro como Bispo Auxiliar de Belém (PA).

Padre Bira, como é conhecido, é natural da zona rural do município de Capitão Poço, no nordeste do Estado do Pará. Ele é o primeiro bispo salesiano da Amazônia nativo da região. O futuro bispo se juntará a outros salesianos que trabalham nesta região como o Dom Bruno Pedron, bispo de Ji-Paraná; Dom Flávio Giovenale, bispo de Santarém; Dom  Edmilson Tadeu Canavarros, bispo auxiliar de Manaus; Dom Walter Ivan de Azevedo, bispo emérito de São Gabriel da Cachoeira; Dom Antonio Possamai bispo emérito de Ji-Paraná.

Questionado sobre os desafios que irá encontrar como Bispo Auxiliar em Belém, Padre Antônio enumerou três: “Toda novidade, toda mudança, gera desafios a serem enfrentados, para mim, inicialmente vejo três. O primeiro desafio é aprender a ser bispo tomando consciência dessa nova missão; o segundo é tomar conhecimento, passo a passo, da nova realidade na qual eu devo trabalhar, isso significa acolher e estabelecer uma relação de amizade com o clero da arquidiocese, os religiosos (as), as instituições católicas, o estilo de Igreja e seu dinamismo pastoral; o terceiro  penso que seja aquele de inserção na vida do povo, percebendo seus valores, suas carências, seus desafios na vida de fé. Acredito que os cinco anos de trabalhos em Belém de 2000-2005, me ajudarão a me inserir nesse novo contexto eclesial com mais facilidade”.
Foto:Divulgação/ISMA
Trajetória

Padre Antônio de Assis Ribeiro estudou até a quinta série no Colégio Pe. Ângelo Moretti na cidade de Ourém (cidade vizinha). Foi ordenado Diácono em 25 de junho de 1994 e sacerdote em 17 de Junho de 1995, por Dom Miguel Maria Giambelli bispo da Diocese de Bragança, na Cidade de Ourém (PA).

Trabalhou por cinco anos (2000 – 2005) nas obras Salesianas no Pará onde foi diretor da Escola Salesiana do Trabalho – EST, em Belém; nesse mesmo período também trabalhou como professor de Teologia Moral no Centro de Formação Presbiteral da Arquidiocese de Belém atuando no curso de teologia; em 2003 fundou o Centro Associação Damas Salesianas em Ananindeua (PA) – Uma ONG voltada para a promoção do voluntariado feminino com o espírito salesiano; de 2004-2005 foi conselheiro nacional da Associação Damas Salesianas, instituição internacional de fieis leigas com promessa pública de voluntariado social, um dos grupos da Família Salesiana; de 2002-2004 foi membro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDCA/PA, e em 2005 assumiu o cargo de Conselheiro Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da capital paraense (Belém - PA), de onde saiu para assumir a direção da Missão Salesiana de Yauaretê, uma área indígena no Alto Rio Uaupés, Amazonas.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/